“Quem vai à Montana?”

Minha esposa e eu saímos em uma viagem pela estrada de Nova York a Montana. Ao retornar, a qualquer momento, diríamos às pessoas para onde fomos, elas virariam o rosto e com poucas exceções, a resposta seria: “Montana?! Por que vocês foram para lá? Um senhor com quem eu e minha esposa nos encontramos fez esta pergunta que serve como título para este artigo. Embora parte do espanto não tenha sido totalmente justificado, especialmente para aqueles que me conhecem há algum tempo, em parte eu entendo. Sem ofensa, racismo, discriminação intencional e etc, somos negros, moramos na cidade de Nova York; Harlem para ser mais específico. Eu não acho que conheci alguém, especialmente uma pessoa de cor, que voluntariamente fez preparativos para visitar Montana. Portanto, não posso alegar total ignorância sobre o motivo pelo qual a descrença era frequentemente a resposta.

 O objetivo final da viagem era passar alguns dias no Glacier National Park.  Meu pai faz trilhas e, sendo seu filho, me juntei a ele em várias caminhadas na área de Hudson Valley, perto da cidade de Nova York, o Grand Canyon (um dos favoritos da família e que quase me matou), Zion National Park (outro favorito), King’s Canyon, Yosemite, Yellowstone, Arcos, Canyonlands e talvez eu até tenha esquecido um. Sempre que o Glacier era sugerido como destino de uma de nossas viagens, a logística ou algum outro problema sempre atravessava o caminho. Depois que me casei, como minha esposa não é dos Estados Unidos e havia um destino inatingível ao qual a família nunca poderia chegar, decidimos fazer uma viagem a Glacier e parar aqui e ali antes de voltar para casa. (Como parte do aqui e dali , finalmente pude confirmar que Dakota do Norte realmente existe. Antes da viagem, eu tinha minhas dúvidas.)

Glacier Park

#Altamenterecomendado

Indo direto ao ponto, o Glacier Park é impressionante. Nosso plano inicial era fazer algumas caminhadas no primeiro dia no parque; o que não aconteceu. Tenho certeza que, embora minha esposa negue isso, eu mencionei a possibilidade real de encontrar ursos  no parque. Minha esposa não se deu conta disso até chegarmos perto do parque e os anúncios pelo rádio deixarem claro que havia a possibilidade de sermos atacados, devorados ou submetidos à alguma outra dolorosa experiência  pelos ursos. Então, desistimos do plano de caminhadas depois de uma pequena aventura e decidimos dar uma volta de carro.
Depois que começamos nossa passeio de carro pelo parque, eu acho que vi alguns carros dependurados na encosta de uma montanha à nossa frente.

Eu não tinha certeza do que estava acontecendo lá em cima, mas lembro-me claramente de dizer: “não vamos lá”. Mal sabia eu que estávamos na Estrada going-to-the-sun  e que ficar dependurado na encosta da montanha é exatamente o que acabaríamos fazendo.

Foi possivelmente o melhor erro que já cometi.  As vistas panorâmicas diante das quais nos deparamos neste passeio de carro foram absolutamente incríveis, e isso pode ser um eufemismo. Tirei fotos, mas, como acontece em muitos lugares realmente paisagísticos, as fotos não fazem justiça (talvez um fotógrafo mais capaz, com melhor equipamento, possa fazer melhor). Nós dirigimos por algum tempo boquiabertos, parando em cada oportunidade para tentar assimilar tudo; revelou-se um feito impossível, mas foi uma excelente maneira de passar um dia no parque.

É por isso, senhoras e senhores, que as pessoas vão para Montana.

Polson, MT

#Altamenterecomendado


Polson está localizado a cerca de uma hora e meia do Glacier Park. Eu a encontrei enquanto tentava localizar acomodações razoáveis nos arredores do Glacier, embora, numa análise retrospectiva, subestimei o tempo que levaria para chegar ao parque. Se a estrada going-to-sun foi o melhor erro que já cometi, ficar em Polson pode vir em segundo lugar.

Está localizado no lago Flathead. Para pessoas que moram lá ou próximo de cenários  similares, talvez não seja muita coisa, mas fiquei impressionado com a beleza de Polson, o Lago Flathead  e a topografia ao redor (não há muitos lagos e montanhas na cidade de Nova York). O Hotel Red Lion  também não decepcionou e eu super recomendo para quem viaja para a região. Menção honrosa também vai para o pôr-do-sol por volta das 22h, o que foi o primeiro para mim (estávamos lá em julho). Encontramos alguns lugares para passear perto do lago, que eram pitorescos, e as viagens de ida e volta à geleira proporcionavam vistas incríveis.

É por isso, senhoras e senhores que as pessoas vão para Montana.

Torta de Mirtilo

No episódio de Seinfeld (“The Calzone”), Kramer está secando a camisa no forno de Jerry (se você não assiste Seinfeld, sim, você leu corretamente). Quando questionado por que ele não usou o próprio forno, ele diz que está assando uma torta; A de mirtilo para ser exato. Até 2018, essa era a minha única experiência com torta de mirtilo. Fico feliz que agora mudou.

Durante o tempo que passamos em Montana, continuamos vendo e ouvindo sobre Torta de Mirtilo. Por fim, decidimos que tínhamos que comer um pedaço  e localizamos um restaurante não muito longe da entrada oeste do Glacier Park, que aparentemente se especializou em torta de mirtilo.

Não me arrependi! Infelizmente, houve uma queda de luz pouco antes de  chegarmos,  então eu não pude tomar uma xícara de café junto com a torta, mas a fatia que eu comi lá (e a que eu tive que levar) foi inesquecível. Se você estiver na área, eu recomendo uma parada na Willow’s Huckleberry Jam & Pie Factory. Além da torta muito boa, os proprietários foram muito amigáveis ​​(não é um traço característico dos restaurantes na cidade de Nova York). Lamento informar que não comi mais a torta de mirtilo desde então. Parece ser típica do estado de Montana. Eu e minha esposa temos planos extra-oficiais de voltar.

Esse é outro motivo, senhoras e senhores para ir à Montana (mas eu não recomendaria fazer planos de viagem simplesmente por um pedaço de torta).

Embora a maioria das pessoas nunca possa pronunciar as palavras ” nós vamos para Montana”, talvez mais pessoas devessem fazer isso. Existem alguns lugares incríveis e locais que a maioria das pessoas, especialmente nós, os moradores de grandes cidades, nunca conseguirá tirar proveito. Devo dizer, e me desculpe se estou me falando que não devia, acho que é uma pena.

Leave a comment